Monday, April 28, 2008

Sobre Lénia - oito

E que tal praticar o raciocínio?

como não vou ser pior que tu, despenso as provocações, que assim fui educada e não faltar ao respeito aos outros.

+


Para insultar alguém é preciso que me insultem 1º, porque eu nunca na minha vida insultei 1º 1pessoa


+

Não deixo de ser bem recebida e de ser interceptada por pessoas na rua e que me adoram, mas porque elas sabem como eu sou e eu não deixo de amar a minha maneira de ser. As pessoas da figueira da foz eu não digo todas mas conheço muitas delas e garanto-te que nessa cidades muitas pessoas conhecem-me muito bem e não te dizem mal de mim.

Então vamos perceber o que ela tem a dizer sobre a Figueira da Foz, as gentes da Figueira da Foz e sobre os restantes portugueses:

=

O teu modo de ser, de provocadora é muito tipico dessa zona, pois estudei aí e trabalho e lido com muitas pessoas aí.
trabalho desde dos 11 anos na Figueira da Foz, Por isso já conheço as pessoas há 18 anos, ou melhor há mais anos que em pequena ia para buarcos fazer praia até aos 11 anos. Além de trabalhar, estudei, por isso meu caro, não faço um julgamento sem saber o que estou a dizer.

Ela apresenta a ideia que tenho das pessoas da sua zona, influenciadas, críticas, sem lhe fazermos mal, agem do dia para a noite mal com uma pessoa, vão por boatos, e se um ataca, depois os outros atacam também, conheço muito bem a zona e tenho bons relacionamentos mas sei bem o que digo.
As pessoas da figueira da foz eu não digo todas mas conheço muitas delas e garanto-te que nessa cidades muitas pessoas conhecem-me muito bem e não te dizem mal de mim.

O povo de Coimbra para cima nota-se muita diferença com o de pessoal de Coimbra para o sul.
Estive em espectáculos em diversas cidades e não pude deixar de ver como as pessoas agiam no Porto e em Lisboa como nas outras cidades.
A diferença é que como em Lisboa é a capital e uma cidade de serviços as pessoas pensam em tudo que fazem em dinheiro,e quando estão em certos espectáculos importam-se muito com a sua imagem e aparência.
Já de Coimbra para o Norte as pessoas são mais expontânea, são mais alegres e divertidas e menos críticas, que as pessoas de outros países conseguem ser mais felizes no Porto do que em Lisboa.
Eu lido com todas as pessoas e classes sociais diferentes e vejo isso.
As do norte e do Litoral conseguem ajudar-te na boa por amizade, e as de Lisboa e do Sul só em troca de algo.
Mas acho que tudo isto se deve ao facto das pessoas de Lisboa viverem muito competitivas, terem tudo aí, pessoas de novelas, de programas e muito mais, que a vossa cultura é bem difernte é mais para viver só para vocês mesmos, e aí acho que têm que melhorar essa parte na vossa cultura, porque o vosso individualismo e muito egoísmo não vos ajuda.
Já em Viseu e alguns distritos tornam-se também mais fechados, que uma pessoa têm que puxar por ele e nota-se muito um pouco o ambiente de Lisboa.
Já figueira da Foz como teve e têm um porto piscatório têm uma cultura mais distante e com fortes rivalidades entre eles, então no ambiente Piscatório é terríevel ameaçam-se mt e existe mortes. Mas apesar de ser uma cidade como as pessoas dizem da zona é uma pequena aldeia, porque sabe-se tudo que se passa.
Já as pessoas conselho de Cantanhede são bem diferentes das de Figueira da Foz, nota-se bem a diferença que existe nas pessoas destas cidades e das suas vilas e aldeias o modo de ser, porque são mais dadas e acolhedoras, não são tão distantes e basta e nota-se bem isso, de aldeias e vilas ao lado de uma da outra.
Coimbra como é uma cidade de cultura e de Turismo religioso, as pessoas são mais dadas e mais afáveis, mas começam agora a ter mais medo, porque era uma cidade que ainda se vivia muito pacatamente, e a melhor altura para a visitar são em meses que se a faculdade funciona, porque no Verão é um deserto, mas uma cidade procurada pelos turistas estrangeiros.
Braga e zonas mesmo a norte as pessoas são muito afáveis e muito queridas, são expontâneas.
Algarve vive para os turistas, não para nós e muitos deles tornam-se mais distantes do que as pessoas do Alentejo, que apesar de terem a fama de malandros não são nada malandros, os algarvios conseguem ser mais, mas aproveitam para brincar com os alentejanos e com a fama deles. Mas eu notei bem isso.
Deixo ainda por falar de leiria, santarém, guarda, entre outras zonas senão não saía daqui.
Mas é muito giro as culturas e ver isso e sentir, por isso é que quando se vai para algum lado devemos falar com as pessoas e ver as atitudes delas e ir a diversos lugares para ver como elas são em cidades diferentes.
Explorem o nosso país e tenham contacto com a sua cultura que verão os impactos positivos e negativos dos diferentes impactos que se têm a avaliar e uma deles o sócio-económico e cultural.

Mas acho que tudo isto se deve ao facto das pessoas de Lisboa viverem muito competitivas, terem tudo aí, pessoas de novelas, de programas e muito mais, que a vossa cultura é bem diferente, é mais para viver só para vocês mesmos, e aí acho que têm que melhorar essa parte na vossa cultura, porque o vosso individualismo e viverem com muito egoísmo, não vos ajuda nada, e mais sendo um grande ponto turístico.

Já as pessoas conselho de Cantanhede são bem diferentes das pessoas da Figueira da Foz, nota-se bem a diferença que existe nas pessoas destas cidades e das suas vilas e aldeias no modo de ser.
As de Cantanhede e de vilas e aldeias que lhe pertencem, são mais dadas e acolhedoras, não são tão distantes como as da Figueira e basta andares um pouco e notas bem isso, de aldeias e vilas ao lado de uma da outra.

Coimbra como é uma cidade de cultura e de Turismo religioso, as pessoas são mais dadas e mais afáveis, mas começam agora a ter mais medo, porque era uma cidade que ainda se vivia muito pacatamente e agora é uma cidade que me têm surpreendido imenso.
Mas a melhor altura para a visitares são nos meses em que a faculdade funciona, porque no Verão é um deserto, mas uma cidade procurada pelos turistas estrangeiros e a alegria ou maior diversão, está quando encontras cá os estudantes, porque existe também o turismo académico, e a maioria das pessoas que vêm de Lisboa para cá procuram o ambiente de farra e a boa disposição que aqui se vive.
Se tiveres cá amigos aproveita e vai ás cantinas das faculdades e comes por pouco dinheiro e bem, por isso aproveita esta altura académica, que fica-te mais barata e as pessoas como vêm muitos alunos nem sabem se és de lá e comes por 3 a 5 euros.

Mas é o mais giro são as culturas e, ver isso e sentir, por isso é que quando se vai para algum lado devemos falar com as pessoas e ver as atitudes delas e ir a diversos lugares para ver como elas são em cidades diferentes.
Não penses que elas não te falam e que sabes tudo, têm essa atitude e verás o comportamento delas e as suas atitudes perante a situação é a melhor atitude que poddes ter.

Apesar de tudo, sempre que tive uma dúvida em Lisboa, as pessoas responderam-me a nível de informação e comunicação, que adorei e tenho nessa parte uma excelente visão.

Agora ou eu tive muita sorte e soube como me dirigir ás pessoas, “porque por uma lado quis ver como reagiam que como estou numa área que estuda muito isso,” ou então muitas pessoas têm azar onde vão e onde se encontram.
Mas também teve graça que encontrei pessoas de Coimbra e que me deram informação e quando souberam que era dessa cidade, ainda me deram mais dicas sobre Lisboa, porque aí trabalharam e estavam de passagem.
Por isso também digo-te mais um pequeno pormenor, tenta saber se as pessoas são da zona quando estás a lidar com elas, para teres uma conclusão mais concreta e certa e não fazeres julgamentos precipitados, que eu tenho esse cuidado para saber avaliar e nota-se bem quando as pessoas são da região, basta muitas vezes pelo sotaque.
Agora nível de relacionamentos depende da zona onde se encontram a viver também, eu adorei pessoas com quem lidei e pessoas que há muito tempo as conheço.
Tens que avaliar muita coisa, a zona, a educação, o meio social, e o modo de estar na vida, e isso serve aí como em todo o lado, mas o individualismo e egoísmo estraga-vos imenso o vosso meio, mudem isso, que até nos vossos relacionamentos serão mais verdadeiros um com o outro.
Está nas vossas mãos.Mudem o vosso meio, que só ganham com isso em todos os promenores.

Agora atenção, as mulheres do Norte muitas delas são mais simples e dadas e, os homens muitos deles só procuram uma coisa, que as de Lisboa já sabem como lidar convosco e conhecer-vos melhor a vossa Pinta, e como vivem numa sociedade egoísta e muito individualista.
Tu que vives em Lisboa ages como a maioria que não muda essa atitude e, depois perdem em muitos pontos, mudem isso a sério é melhor para todos e não se fechem tanto nos vossos grupos.
Lembra-te atitude gera atitude, por isso terá que partir de todos.

No comments: